Microsoft testa suporte a chaves de acesso de terceiros no Windows 11
A empresa está implementando atualizações na API WebAuthn para incluir suporte a provedores de passkeys de terceiros no Windows 11. Essas chaves de acesso utilizam autenticação biométrica, como impressão digital e reconhecimento facial, oferecendo uma alternativa mais segura e prática às senhas tradicionais, além de reduzir os riscos de violações de dados.
De acordo com a empresa, “nos próximos meses”, os usuários poderão optar por provedores de chaves de acesso de terceiros, além do provedor nativo do Windows. Será possível autenticar-se no Windows Hello utilizando a mesma chave de acesso criada em dispositivos móveis. A novidade já está disponível para participantes do programa Windows Insiders no Canal Beta, a partir da Preview Build “KB5046756”.
A Microsoft também publicou o código-fonte da API no repositório “microsoft/webauthn” do GitHub, permitindo que desenvolvedores criem plugins para suporte a suas próprias plataformas de chaves de acesso. A iniciativa é parte de um esforço maior em colaboração com a FIDO Alliance e outras plataformas importantes, promovendo chaves de acesso como um padrão universal para login sem senha.