Microsoft: sistema cruel / CS50 com IA / Memória sem 0s e 1s
Microsoft teve “década perdida” com cruel sistema de produtividade implantado no início dos anos 2000: funcionários com baixas métricas de desempenho (os 10% piores) eram demitidos a cada trimestre, independentemente da sua contribuição geral. Isso levava a uma forte competição interna e autossabotagem entre equipes, paralisando a companhia e abrindo espaço para o avanço exponencial do Google e Apple. O sistema foi abandonado em 2013. As informações são do perfil Trying Truly no Substack.
Harvard vai implementar chatbot de IA como instrutor no CS50, seu principal curso em Ciência da Computação: o objetivo é fornecer suporte personalizado, como se cada aluno tivesse seu próprio professor, disponível 24h por dia. Segundo o professor David Malan, o bot ajudará com a correção de trabalhos entregues por alunos e bugs em códigos. As informações são do The Independent.
Cientistas ingleses desenvolvem novo tipo de memória de computador com potencial de até 100 vezes mais capacidade de armazenamento: a RSE (Resistive Switching Memory) cria uma gama contínua de estados, em vez dos tradicionais zeros e uns. A tecnologia é semelhante às sinapses cerebrais – armazenando e processando informações no mesmo local – o que torna seu uso promissor em IAs. As informações são da Universidade de Cambridge.
Equipe de Fórmula E é pega utilizando scanner RFID para coletar dados de pneus de competidores: a equipe DS Penske conseguia captar as informações de todos os veículos que entravam para um pit stop, obtendo uma vantagem injusta ao rastrear condições como temperatura e pressão dos pneus. Chips RFID têm sido usados na Fórmula E desde a criação da categoria de competição exclusivamente elétrica. As informações são do site The Verge.
Satélite brasileiro quebra recorde mundial ao completar mais de 30 anos de operação: lançado ao espaço em 1993, o SCD-1 recebe e retransmite dados ambientais para estações terrestres. É também pouco provável que o recorde seja batido, devido à complexidade dos satélites modernos. As informações são do site GovBR.
Nova Agência Nacional de Cibersegurança, proposta pelo Governo, quer mitigar 85% dos ataques: o principal trabalho será verificar os setores da economia nacional mais vulneráveis e aprimorá-los. Para isso, será preciso ampliar e qualificar profissionais de TI, especialmente na esfera governamental. As informações são do site Convergência Digital.
Microsoft emite alerta para campanha de CriptoJacking em sistemas Linux e dispositivos IoT: o vetor do ataque é uma versão trojanizada do OpenSSH, utilizando a máquina da vítima para minerar moedas digitais. As informações são do site CISO Advisor.