Microsoft quer convencer “1 bilhão de usuários” a utilizarem chaves de acesso
Atualmente, a empresa bloqueia 7 mil ataques a senhas por segundo, quase o dobro registrado no ano anterior. Além disso, observou um aumento de 146% nos ataques de phishing do tipo adversary-in-the-middle.
As chaves de acesso, segundo a Microsoft, oferecem um método de login mais rápido e seguro, eliminando vulnerabilidades comuns associadas às senhas tradicionais. Elas também reduzem o risco de senhas esquecidas e a necessidade de códigos de uso único. Dados da FIDO Alliance mostram que a conscientização sobre essa tecnologia cresceu de 39% em 2022 para 57% em 2024.
A empresa destaca ainda que fazer login com uma chave de acesso é três vezes mais rápido do que usar uma senha tradicional e oito vezes mais rápido do que uma combinação de senha e autenticação multifator (MFA). Além disso, usuários têm uma taxa de sucesso significativamente maior ao utilizar chaves de acesso (98%) em comparação com senhas (32%), e 99% dos usuários que iniciam o registro com chaves de acesso completam o processo.
No entanto, a Microsoft alerta que, caso uma conta aceite tanto uma senha quanto uma chave de acesso válida, ela permanece suscetível a ataques de phishing.