Executando verificação de segurança...
1

Microsoft estuda forma de creditar proprietários de dados utilizados no treinamento de IA

A informação vem de uma recentemente compartilhada, e sugere que a empresa está explorando maneiras de reconhecer e, possivelmente, remunerar pessoas cujos dados sejam utilizados no treinamento de modelos de IA.

O projeto mencionado na descrição da vaga busca desenvolver métodos para estimar, de forma “eficiente e útil”, o impacto de determinados dados nas saídas dos modelos. A publicação também reconhece que as arquiteturas atuais de redes neurais são “opacas” em relação às fontes de seus conteúdos gerados.

Diante disso, a empresa sugere que oferecer “incentivos, reconhecimento e, potencialmente, pagamento” a quem contribuir com “dados valiosos” pode ser um caminho viável para modelos futuros.

A iniciativa surge em um momento em que diversas empresas de tecnologia treinam modelos de IA utilizando dados protegidos por direitos autorais, alegando respaldo no princípio do “uso justo” (fair use), um argumento contestado por muitos criadores de conteúdo.

Carregando publicação patrocinada...
2

Eu sabia que um dia iria chegar nisso. Pessoas tendem a vender até um pedaço do corpo por pouco dinheiro, geralmente uns 300 reais, se for no Brasil.

Infelizmente terá muitos que pensará mais no lucro ínfimo do que no problema que isso pode gerar. Tem gente que já colocou o próprio CPF no chatgpt e agora pode aparecer na resposta de algum aleatório em torno do mundo. E isso de graça. Isto mostra o quanto pessoas não sabem ainda do perigo que é ter suas informações expostas e muito menos o valor delas.

Quais dados serão esses? Eles vão pedir para usar ou só vão pagar uma vez que já for usado, como uma "cala a boca"? Provavelmente não saberemos.