Microsoft encerrará Skype após 23 anos
Lançado em 2003, o Skype chegou a atingir 300 milhões de usuários em 2013, mas perdeu relevância com a popularização dos smartphones e de aplicativos como WhatsApp e Zoom. Ele foi adquirido pela Microsoft em 2011 por 8,5 bilhões de dólares. Em 2023, a plataforma contava com apenas 36 milhões de usuários diários, um número pequeno em comparação aos 2 bilhões de usuários do WhatsApp em 2020.
Agora, a empresa afirmou que a plataforma será encerrada no dia 5 de maio, e as assinaturas para chamadas telefônicas serão encerradas em 3 de abril, mas os usuários que ainda tiverem créditos poderão utilizá-los no Skype Dial Pad, disponível na web e no Teams, até que se esgotem.
Com o encerramento do Skype, os usuários poderão migrar para o Teams, levando automaticamente seus contatos e históricos de conversas, ou optar por exportar os dados para arquivamento. Caso nenhuma ação seja tomada até 5 de maio, as informações serão armazenadas até o final do ano, quando serão definitivamente excluídas.
A Microsoft afirma que, desde 2023, as chamadas pessoais no Teams cresceram quatro vezes. A versão gratuita do serviço oferece integração com o calendário, mas não suporta chamadas para números fixos e móveis, um recurso que foi um dos diferenciais do Skype no passado.