Executando verificação de segurança...
13

Microsoft e IBM liberam código-fonte do MS-DOS 4.00 sob a licença MIT

A iniciativa é parte de um esforço de preservação digital e oferece uma visão geral do desenvolvimento do sistema. O MS-DOS 4.0 pode ser testado em PCs modernos por meio de emuladores, como o PCem e 86box. O código está disponível no repositório "microsoft/MS-DOS" no GitHub. As informações são do blog Microsoft Open Source.

Carregando publicação patrocinada...
6

Uma decisão acertada da Microsoft, embora tenha chegado MUITO tarde.

Desde que a Microsoft encerrou o suporte ao MS-DOS, lá em 1994, surgiu, dentro da comunidade Open Source, programadores dispostos a criarem uma alternativa livre para rodar o legado do MS-DOS, fazendo o FreeDOS ganhar vida em 2006.

FreeDOS

FreeDOS

https://www.freedos.org/

Mesmo sem essa tal "preocupação" da Microsoft, a preservação digital já estava garantida, inclusive eu joguei muito Doom através do FreeDOS 😅.

3

Concordo, filipericardo, que a novidade chegou um pouco tarde, entretanto, acredito eu, que foi uma decisão com base em expor (ou não) sistemas que ainda dependem do MS-DOS 4.0 e anteriores (atualmente raros). Penso assim porque as versões mais recentes 5.0, 6.22 e 7.x ainda permanecem fechadas. Existem alguns sistemas em funcionamento que dependem destas versões do MS-DOS.

O lado bom de toda esta divulgação dos códigos fontes é que hoje sabemos como os desenvolvedores criaram a maioria dos códigos das ferramentas. Recorreram a muito Assembly e, em algumas das vezes, C para encapsulamento daquelas funções consolidadas. Fiquei curioso por inspecionar os códigos só para ver se a biblioteca com as funções matemáticas também estava disponível.

O MS-DOS foi base para diversas aplicações e jogos, ainda que este último grupo exigisse um DOS4GW para rodar Quake, Duke Nuken 3D entre outros. No que se refere aos jogos, os desenvolvedores exploravam tudo que podiam dos recursos dos PCs daquela época (80x86 e gerações Intel Pentium e AMD) a partir de otimizações inusitadas. Os cálculos eram feitos todos em software. Não me lembro de ouvir falar em GPU antes de 2000 apesar de notícias hoje em dia reportarem as primeiras séries da NVidia já no milênio passado.

1
0