Executando verificação de segurança...
1

Microsoft cancela contratos de locação de data centers nos EUA, segundo analistas

De acordo com um relatório de uma corretora norte-americana, a Microsoft anulou contratos que somavam “algumas centenas de megawatts” de capacidade e interrompeu a conversão de acordos preliminares em contratos formais de aluguel. Além disso, a empresa estaria redirecionando parte de seus investimentos para os EUA, o que, segundo a corretora, indica uma desaceleração significativa nos contratos de locação de data centers fora do país.

A Microsoft havia projetado um investimento de 80 bilhões de dólares neste ano fiscal para a construção e expansão de sua infraestrutura de inteligência artificial. Em resposta ao relatório, a companhia reafirmou seu compromisso de investir esse montante, sem comentar especificamente sobre os cancelamentos.

O relatório resultou em uma queda de até 10% nas ações de empresas do setor de energia. O movimento da Microsoft ocorre em meio a crescentes questionamentos sobre os altos investimentos em IA, especialmente após a DeepSeek lançar um modelo de código aberto que rivaliza com sistemas de empresas norte-americanas a um custo menor.

Os analistas da corretora apontam que os cancelamentos podem estar relacionados a um excesso de capacidade já contratada pela Microsoft. Outro possível fator é a joint venture entre a OpenAI e a SoftBank, que planeja investir entre 100 bilhões e 500 bilhões de dólares em infraestrutura de IA, o que poderia reduzir a necessidade de investimentos diretos da Microsoft em data centers próprios.

Carregando publicação patrocinada...