Meta permitirá integração do WhatsApp e Messenger com aplicativos de mensagens de terceiros
A decisão ocorre após determinações da Digital Markets Act, legislação que visa promover a concorrência nos mercados digitais.
A empresa informou que está desenvolvendo notificações no WhatsApp e no Messenger para avisar os usuários sobre essas integrações e alertá-los quando um aplicativo de mensagens de terceiros compatível estiver disponível.
Além disso, a Meta está introduzindo um fluxo de integração em seus aplicativos, permitindo que os usuários aprendam mais sobre chats de terceiros e ativem essa funcionalidade. Os usuários poderão configurar uma pasta específica para essas mensagens ou optar por uma caixa de entrada unificada.
Em 2025, a Meta lançará a funcionalidade de grupos para bate-papos com aplicativos de terceiros, e, em 2027, implementará chamadas de voz e vídeo. Em uma data futura ainda não especificada, a empresa também trará recursos de “rich messaging” para chats de terceiros no WhatsApp e Messenger, como reações, respostas diretas, indicadores de digitação e recibos de leitura.
No entanto, não está claro se grandes empresas de mensagens, como Telegram e Viber, oferecerão suporte para integração com os aplicativos da Meta. O WhatsApp, inclusive, exigirá criptografia de ponta a ponta para viabilizar a interoperabilidade, o que pode apresentar desafios técnicos. Além disso, empresas interessadas em integrar seus sistemas deverão assinar um acordo, cujos detalhes não foram divulgados.