Meta está desenvolvendo sensores robóticos capazes de “sentir” toques
A Meta está colaborando com as empresas GelSight e Wonik Robotics para desenvolver sensores robóticos avançados, destinados a pesquisadores e não ao consumidor final. A empresa vislumbra o uso desses sensores para impulsionar a pesquisa em IA, permitindo que sistemas “aprendam sobre o mundo com detalhes mais ricos” e “compreendam e modelem melhor o mundo físico”.
A GelSight trabalhará com a Meta no lançamento do Digit 360, descrito como “uma ponta tátil com capacidades de sensoriamento multimodal em nível humano”, lembrando a ponta de um dedo humano. O dispositivo utiliza um chip de IA integrado e cerca de 18 “características de sensoriamento” para captar e digitalizar sinais de toque, detectando alterações no ambiente ao seu redor.
Já a parceria com a Wonik será focada em uma nova geração da Allegro Hand, uma mão robótica equipada com sensores táteis semelhantes aos do Digit 360. A Allegro Hand incluirá placas de controle para processar e transmitir os dados táteis a um computador host.
Tanto o Digit 360 quanto a Allegro Hand estão previstos para 2025.