Meta destaca crescimento exponencial do Llama, consolidado como principal modelo open-source do mercado
Desde 2023, a tecnologia alcançou quase 360 milhões de downloads, com 20 milhões apenas no último mês, com a adoção mensal crescendo dez vezes entre janeiro e julho, com destaque para a versão 3.1 405B.
A empresa atribui esse sucesso ao seu compromisso com o código aberto, permitindo que uma comunidade diversificada de desenvolvedores inove e adapte os modelos para diferentes casos de uso, beneficiando desde startups até grandes empresas.
Diversas companhias utilizam essa tecnologia para tarefas que vão desde atendimento ao cliente e análise de dados até jogos de realidade aumentada e assistentes virtuais. Exemplos incluem a Accenture, que utiliza o Llama para relatórios ESG, e a DoorDash, que melhora a eficiência de seus engenheiros de software com esses modelos.
A Meta também expandiu suas parcerias com empresas como AWS, Microsoft Azure, Google Cloud e Nvidia para facilitar o acesso e uso dos modelos Llama.
Embora a rápida migração e adoção dos modelos Llama, especialmente em ambientes empresariais, sejam vistas como um dos maiores desafios técnicos, a Meta enxerga isso como uma grande oportunidade de inovação, e afirma que continua comprometida em expandir as capacidades de seus modelos, com foco em segurança, eficiência de custos e acessibilidade, promovendo um ambiente competitivo que beneficia consumidores, empresas e a sociedade como um todo.