Mark Zuckerberg prevê aumento de conteúdo gerado por IA em plataformas sociais da Meta
Durante a conferência de resultados do terceiro trimestre, o CEO mencionou a criação de uma nova categoria de conteúdo, que inclui postagens geradas e resumidas pela tecnologia, além de combinações organizadas automaticamente de conteúdos existentes. Zuckerberg destaca que essa evolução promete ser “muito interessante para o Facebook, Instagram e possivelmente para o Threads” ao longo do tempo.
Zuckerberg destaca também o modelo Llama, prevendo que ele desempenhará um papel crescente em várias áreas da Meta, especialmente em ferramentas para clientes corporativos e anunciantes. Ao comentar a evolução dos feeds das plataformas, Zuckerberg relembra que, inicialmente, o conteúdo era principalmente de amigos e familiares, mas com o tempo o algoritmo passou a recomendar conteúdo de criadores e influenciadores com base em diversos “sinais” de interesse dos usuários.
Um exemplo recente do impacto da IA nas redes sociais é o perfil do Instagram que se autodenomina o “#1 restaurante em Austin”. Totalmente fictício, o perfil apresenta imagens geradas por IA, desde fotos de pratos até postagens sobre o “dono” — o bilionário Jeff Bezos — incluindo uma imagem onde ele supostamente visita o local, com a legenda “um dos nossos chefs é amigo do Jeff”. Mesmo sendo uma criação inteiramente fictícia e sem revelar essa natureza aos usuários, o perfil permanece ativo e, após a descoberta da fantasia, ganhou cerca de 10 mil novos seguidores.