Executando verificação de segurança...
1

Linux da Microsoft / IA cria mais trabalho / Lei de Moore: novo paradigma

Microsoft disponibiliza Azure Linux de forma geral: a distro é basicamente um host para o Azure Kubernetes Service (AKS) e busca facilitar o deploy de ferramentas da Microsoft em ambientes cloud. O Azure Linux não é um fork de nenhuma outra distro, sendo um desenvolvimento completamente independente da Microsoft, com foco em desempenho e segurança. As informações são do site The Register.

CEO da OpenAI acredita ser improvável que IAs evoluam a ponto de humanos não terem nenhum trabalho a fazer: para Sam Altman, a discussão sobre a tecnologia “tem se concentrado demais nos aspectos negativos” e, historicamente, ferramentas melhores nunca fizeram as pessoas trabalharem menos. As informações são do site TechCrunch.

Manter a Lei de Moore está ficando cada vez mais complicado, mas há solução, discutem especialistas: um novo paradigma, chamado de CMOS 2.0, seria o caminho mais prático a seguir, dividindo os chips em seus componentes funcionais e juntando-os novamente de forma empilhada, com menor consumo de energia e melhor desempenho. As informações são do site IEEE Spectrum.

Em nota pública, entidades criticam o Governo e pedem a retomada do Conselho Nacional de Proteção de Dados: desde o início do ano, as atividades do colegiado estão paralisadas, sem exercer seu papel de representatividade social e colaborar com questões regulatórias relacionadas à proteção de dados e à privacidade. As informações são do site Convergência Digital.

Mastercard ainda vê grande potencial no blockchain, mas apenas se priorizar segurança e simplicidade: a tecnologia tem diversos casos de uso na indústria financeira, especialmente na capacidade de armazenar e mover capital. A empresa quer fornecer uma base tecnológica interoperável e global para permitir que desde pequenas startups a até grandes instituições financeiras construam soluções próprias com confiança. As informações são do site TechCrunch.

Nvidia apresenta novo sistema em que cada cluster poderia ser colocado entre os 50 supercomputadores mais rápidos do mundo: o kit, de nome DGX GH200, combina 256 superchips Grace-Hopper e é projetado para modelos de IA com uso intensivo de memória. Um único cluster DGX GH200 oferece 17,15 petaflops de desempenho. As informações são do site The Register.

Armazenamento em fitas LTO continua a crescer, apesar das previsões negativas sobre este tipo de mídia: no ano passado, o aumento foi de 5%, para 128 Exabytes – em 2021, foi de 40% – indicando uma contínua demanda por soluções de armazenamento lentas, porém econômicas e confiáveis. As informações são do site Tom’s Hardware.

Carregando publicação patrocinada...