Executando verificação de segurança...
-1

Kotlin, Swift e Ruby deixam o top 20 do índice TIOBE

Na atualização mais recente do índice TIOBE, publicada em 7 de abril, as linguagens Kotlin, Ruby e Swift caíram para as posições 24, 25 e 26, respectivamente.

Segundo Paul Jansen, CEO da TIOBE, a queda de Kotlin e Swift — ambas amplamente associadas ao desenvolvimento em Android e iOS — reflete o avanço de outras linguagens e frameworks que oferecem soluções suficientemente robustas para desenvolvimento multiplataforma.

Quanto ao Ruby, Jansen afirma que o espaço para a linguagem vem diminuindo desde que o Python se consolidou como a principal “língua franca” do mundo da programação.

Ele também destaca que as 20 linguagens mais populares do ranking, lideradas por Python, C++ e C, representam atualmente 83,56% de todo o mercado.

Carregando publicação patrocinada...
3

Postei sobre o TIOBE, espero que um dia ele seja colocado no lugar que lhe cabe: https://www.tabnews.com.br/maniero/c-ganha-como-linguagem-do-ano-no-tiobe.

A opinião do cara tem menos valor do que da maioria dos programadores bem antenados com o mercado, já que ele ganha em cima de algo que pode ser classificado como falso. E a afirmação que ele faz mostra que ele tem bem pouco compromisso com a realidade, ainda que Python seja a linguagem mais usada por uma parcela de muito grande de pessoas, em geral não desenvolvedores de software. Pra mim claramente JS ainda é mais usada para fazer sistemas. Tirei essa informação da observação, porque ela pode não ser precisa mas é melhor que um índice com critérios objetivos mas errados.

Ele não fala porque COBOL, Ada e Assembly são mais populares que Ruby, Kotlin e Swift. Ou ainda Fortran tão lá em cima enquanto Dart tão lá embaixo. E a pior de todas, TypeScript atrás de Haskell ou Prolog. Jura que C e C++ são mais populares que Java e C#? Tá bom então...

O que mais dá mendo é que algumas pessoas não percebem essas discrepâncias gritantes. E estamos falando de programadores, não de alguém de trabalho braçal.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).