Internet Archive sofre ataque hacker que expõe dados de 31 milhões de usuários
O problema comprometeu a ferramenta “Wayback Machine” do site. Usuários começaram a visualizar um alerta em JavaScript criado pelo invasor, confirmando a violação.
Segundo Troy Hunt, criador da plataforma Have I Been Pwned, o hacker compartilhou o banco de dados de autenticação do Internet Archive, que continha 6,4 GB de informações, incluindo detalhes de autenticação de membros registrados, como endereços de e-mail, nomes de usuário, registros de data/hora de alteração de senha e senhas com hash Bcrypt.
Hunt revelou que o banco de dados contém 31 milhões de endereços de e-mail únicos, muitos dos quais estão inscritos no serviço de notificação de violação de dados do Have I Been Pwned.
Além desse ataque, o Internet Archive também foi alvo de um ataque DDoS realizado pelo grupo BlackMeta. O fundador do Internet Archive informou que desativou a biblioteca JavaScript responsável por exibir o alerta do hacker, limpou os sistemas e implementou melhorias na segurança.
No entanto, pouco tempo depois, os ataques DDoS foram retomados. Apesar disso, parece que não há conexão entre os dois incidentes.