Executando verificação de segurança...
5

Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) dos EUA publica primeiro conjunto de padrões para criptografia pós-quântica

A tecnologia será fundamental para proteger dados no futuro, quando os computadores quânticos forem capazes de quebrar algoritmos atuais, como o RSA, que protegem transações bancárias, por exemplo, que são praticamente invulneráveis aos computadores tradicionais mais avançados atualmente, mas estarão sob ameaça com a chegada dos computadores quânticos.

Os novos algoritmos de criptografia são baseados em sistemas matemáticos altamente complexos e resistentes à capacidade de processamento quântico. São eles:

  • ML-KEM: usado para estabelecer canais seguros de comunicação, como os métodos de criptografia pública-privada de hoje. Baseia-se em um sistema de matrizes e erros propositadamente gerados, o que o torna difícil de quebrar mesmo para um computador quântico.

  • ML-DSA: utilizado para criar e verificar assinaturas digitais, também utilizando um sistema de matrizes para gerar suas chaves.

  • SLH-DSA: outro algoritmo de assinatura digital, mas baseado em uma fundação matemática diferente.

A IBM também desempenhou um papel importante na criação desses padrões. Seu diretor de pesquisa enfatiza que as empresas precisam começar a considerar as implicações de uma era pós-RSA, uma vez que hackers podem estar coletando dados criptografados agora para decifrá-los no futuro.

Embora muitos líderes de segurança cibernética estejam cientes desse risco, a urgência para agir ainda é limitada, em parte devido à incerteza sobre quando os computadores quânticos representarão uma ameaça concreta e sobre quais implementações são as mais adequadas.

Especialistas alertam que é necessário iniciar a preparação desde já, pois a transição para os novos padrões de criptografia será um processo longo e complexo, possivelmente levando décadas.

Carregando publicação patrocinada...