Iniciativa “Right to Switch Off” do Reino Unido visa garantir que funcionários tenham direito de ignorar mensagens recebidas fora do horário de expediente
A proposta visa combater o esgotamento dos trabalhadores, trazendo potenciais benefícios econômicos e de produtividade para o país, garantindo que os profissionais tenham tempo para descansar. Segundo o governo, “bons empregadores entendem que, para que os trabalhadores permaneçam motivados e produtivos, eles precisam ter a capacidade de se desconectar”.
No entanto, as novas regras não serão totalmente aplicáveis a todas as empresas, funções ou setores, especialmente em casos onde a flexibilidade fora do horário convencional é valorizada. Por exemplo, em setores como a segurança cibernética, onde um ataque de ransomware em uma sexta-feira à noite pode exigir ação imediata, a implementação do “Right to Switch Off” pode ser mais desafiadora.
Apesar disso, o objetivo central da iniciativa é evitar que as residências dos trabalhadores se transformem em "escritórios 24 horas por dia, 7 dias por semana".
Os empregadores não poderão penalizar os trabalhadores por se desconectarem fora do horário de trabalho.
A forma como essas regras serão implementadas no Reino Unido ainda não foi completamente definida, mas a expectativa é que sejam introduzidas políticas que permitam um acordo entre empregadores e funcionários sobre o que é considerado aceitável.