Infosys, empresa indiana de TI, é acusada de “explorar” mais de 2 mil graduados com ofertas de emprego prometidas há dois anos
As ofertas foram realizadas durante a campanha de contratação de 2022/2023 para os cargos de Engenheiro de Sistemas e Engenheiro Especialista em Digital. No entanto, até agora, não foi especificada uma data exata para o início desses empregos.
Durante esse período, a empresa manteve os graduados ocupados com treinamentos e avaliações, tanto virtuais como presenciais, sem remuneração. Em um dos casos, o treinamento durou seis semanas, mas mesmo após sua conclusão, muitos graduados não receberam uma data de início de trabalho e foram informados de que precisariam repetir o exame presencialmente, novamente sem remuneração.
O sindicato de TI do país alega que a Infosys está explorando esses jovens talentos e prejudicando o crescimento econômico da Índia, que enfrenta uma grande escassez de profissionais qualificados em áreas como inteligência artificial, aprendizado de máquina, blockchain e cibersegurança, estimada em cerca de 600 mil trabalhadores.
Durante uma teleconferência sobre os resultados do primeiro trimestre de 2024, o CFO da Infosys mencionou que a empresa planeja contratar entre 15 e 20 mil novos graduados este ano, mas não esclareceu se esse número inclui os 2 mil que estão em espera.