Executando verificação de segurança...
1
Carregando publicação patrocinada...
3

Só lembrando que esses índices, em especial esse, não são fontes confiáveis de popularidade. Eles usam um critério (que ninguém lê qual é), e mesmo que seja muito bem executado, não é bem selecionado para estabelecer o que é popular. O índice existe porque ele é popular, ele gera um tráfego enorme para quem criou, não é uma informação que realmente estabeleça o que é mais usado.

Só de não ter JavaScript em primeiro lugar já mostra que há uma falha enorme nele e deveria acender uma luz amarela de imediato. Ter C e C++ como tão populares deveria acender a luz vermelha. Assembly mais usado que Ruby, tá bom. E vários outros você pode desconfiar que há algo bem esquisito.

Portanto, vale a curiosidade, mas eu acho que pouquíssimas pessoas olham para aquilo e dão a credibilidade que ele merece, que é zero (melhor falar já que muita gente não deve ter percebido ainda). Qualquer uso real dele é pior que achar que o ChatGPT é inteligente. è o mesmo que ir em um ponto de ônibus perguntar para as pessoas ali que linguagem elas programam e depois dizer que o resultado reflete o mercado. Ninguém sabe ao certo, mas não é difícil entender que em alguns casos há erros grosseiros.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

3

Complementando, eu já escrevi sobre como é feito do cálculo do índice TIOBE - aqui e aqui.

Sugiro que todos leiam para entender o que ele realmente mede, e principalmente porque não deve ser levado tão a sério.

2

Boa!
Esse índices/pesquisas são perigosos especialmente para uma parcela de profissionais ansiosos que estão sempre em busca de saber "o que vale mais apena aprender". Aí veem uma linguagem no topo de uma lista (mais populares, com maior demanda, mais bem pagas, etc) e acham que é o caminho que deveria seguir.