Identidade de Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin, pode ser revelada em novo documentário da HBO
Caso a descoberta seja amplamente aceita, a divulgação pode causar grande impacto nos mercados financeiros globais.
Além disso, Satoshi poderá ser definido como uma das pessoas mais ricas do mundo, já que estima-se que ele controle cerca de 1,1 milhão de bitcoins. No entanto, não está claro se Nakamoto ainda tem acesso às chaves criptográficas que dão controle sobre essa fortuna. Se tiver, seu patrimônio líquido seria estimado em 66 bilhões de dólares, de acordo com as avaliações atuais.
Curiosamente, à medida que a data de exibição do documentário se aproxima, várias carteiras de grande valor, que estavam inativas desde 2009, tornaram-se ativas pela primeira vez. Estima-se que cerca de 250 bitcoins, avaliados em aproximadamente 15 milhões de dólares, foram movimentados de carteiras nas últimas duas semanas.
Embora essas moedas não estejam oficialmente vinculadas às carteiras usadas por Satoshi Nakamoto, elas estavam inativas desde os primeiros dias do Bitcoin, quando o ativo quase não tinha valor. Acredita-se que os donos dessas carteiras sejam alguns dos primeiros colaboradores de Nakamoto.
O documentário, intitulado Money Electric, tem lançamento previsto para a próxima terça-feira, dia 8.
Atualização 07/10/2024 10:31
O documentário sugere que o criador do Bitcoin seja Len Sassaman, falecido em 2011, e que foi colaborador da lista de discussão “Cypherpunk”, onde o ativo foi anunciado pela primeira vez por Satoshi. Com informações do site Blockhead.
Atualização 09/10/2024 10:38
Na edição da Newsletter de segunda-feira, noticiamos que o documentário “Money Electric: The Bitcoin Mystery”, da HBO, sugeria que Len Sassaman seria o criador do Bitcoin. No entanto, a reportagem aponta para Peter Todd, conhecido por ter se comunicado publicamente com Satoshi antes de seu desaparecimento nos fóruns de moedas digitais em 2010. Apesar da alegação, Todd nega ser o criador do Bitcoin.