ICANN, responsável pela administração dos nomes de domínios da internet (DNS), reserva domínio “.internal” para uso em redes privadas
Essa decisão alinha o domínio com os blocos de endereço IPv4, como 10.0.0.0/8, 172.16.0.0/12 e 192.168.0.0/16, que são designados para redes privadas e não devem ser utilizados na internet pública, ou seja, ele será reservado como um domínio de nível superior (TLD) que nunca será delegado no sistema global de nomes de domínio (DNS), evitando conflitos e confusões.
Antes dessa decisão, várias organizações já utilizavam domínios de nível superior inventados para uso interno, como a D-Link, que empregava o domínio “.dlink” para suas interfaces de rede internas.
Vint Cerf, vice-presidente do Google, está entre os defensores da iniciativa, e revelou que a empresa já utiliza o domínio .internal para fins privados, especialmente no Google Cloud.
Embora a ICANN admita que não tem certeza se essa reserva trará melhorias significativas, a organização assegura que a medida não introduzirá novos problemas de segurança, estabilidade ou resiliência na internet.