Hugging Face clona Deep Research da OpenAI apenas 24 horas após lançamento
A Hugging Face lançou o Open Deep Research, um sistema de código aberto que busca replicar o desempenho da solução da OpenAI, oferecendo a tecnologia gratuitamente para desenvolvedores.
A ferramenta adiciona uma camada de “agente” a um modelo existente, permitindo a execução de tarefas em múltiplas etapas, como coleta de informações e geração de relatórios detalhados, que são apresentados ao usuário ao final do processo.
Nos testes com o benchmark General AI Assistants, que avalia a capacidade de um modelo de IA de reunir e sintetizar informações de diversas fontes, o Open Deep Research atingiu 55,1% de precisão, enquanto o sistema da OpenAI obteve 67,3%. Modelos sem essa funcionalidade costumam ter um desempenho significativamente inferior — o GPT-4o, por exemplo, pontua em média 29%.
O sistema da Hugging Face permite alternar entre diferentes modelos de linguagem, incluindo o GPT-4o, o1 e o3-mini, dando maior flexibilidade aos desenvolvedores. Embora ainda não alcance o mesmo nível de desempenho da OpenAI, o agente de pesquisa de código aberto possibilita estudos e modificações na tecnologia. Segundo Aymeric Roucher, líder do projeto, futuras melhorias podem incluir suporte para mais formatos de arquivo e recursos avançados de navegação na web baseados em visão.