Hackers roubam dados de meio milhão de pessoas em cidade dos EUA
A cidade de Columbus, Ohio, notificou 500 mil indivíduos sobre o roubo de suas informações pessoais e financeiras por um grupo de ransomware, identificado como “Rhysida”. O ataque, ocorrido em julho deste ano, impactou vários serviços e a conectividade de TI entre agências públicas. Na época, as autoridades municipais informaram que nenhum sistema havia sido criptografado e que ainda investigavam a possibilidade de vazamento de dados sensíveis.
O grupo hacker afirma ter obtido 6,5 terabytes de dados, incluindo credenciais de funcionários, gravações de câmeras de vídeo da cidade e arquivos dos servidores. Cerca de 45% desses dados foram divulgados na dark web. O prefeito inicialmente minimizou o incidente, afirmando que os dados estariam “criptografados ou corrompidos”, uma alegação contestada por um pesquisador de segurança.
Segundo o aviso enviado aos moradores, as informações comprometidas podem incluir nome completo, data de nascimento, endereço, informações bancárias, número da carteira de motorista e número de Seguro Social.