Hackers estão intensificando ataques a sistemas de controle industrial, alerta Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura dos EUA
Os invasores estão utilizando métodos considerados “não sofisticados”, como ataques de força bruta, para acessar dispositivos por meio de credenciais padrão.
Muitas vezes, esses ataques comprometem sistemas no setor de água e esgoto, o que pode resultar em danos físicos significativos, uma vez que esses dispositivos regulam processos críticos de tratamento, distribuição e pressão da água. Tal vulnerabilidade pode até interromper o fornecimento contínuo e seguro de água para diversas comunidades.
Uma pesquisa realizada pela Fortinet este ano, envolvendo mais de 550 profissionais de tecnologia operacional em todo o mundo, revelou que quase 73% das empresas enfrentaram ataques desse tipo em 2024, um aumento em relação aos 49% registrados em 2023.
Além disso, a frequência dos ataques também cresceu, com 31% dos entrevistados relatando mais de seis intrusões no último ano, comparado a apenas 11% no ano anterior.