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Governo dos EUA propõe regra para que cancelamento de assinaturas e serviços seja tão simples quanto a inscrição

A iniciativa visa proteger consumidores de práticas corporativas que dificultam o processo de encerramento, forçando-os a continuar pagando por algo que não desejam mais.

A regra também propõe que clientes possam evitar sistemas automatizados complicados, conhecidos como “doom loops”, permitindo que, com o pressionar de um único botão, eles possam falar diretamente com um atendente humano.

A proposta se aplicaria a diversas indústrias, desde academias a empresas de telefonia e provedores de internet. Essa medida não é vista como um ataque às empresas, mas como um meio de garantir que o mercado funcione de forma mais justa para os consumidores, proporcionando-lhes maior poder de decisão.

Ao simplificar o processo de cancelamento, o governo espera impedir que as empresas continuem a lucrar com assinaturas e serviços que os consumidores não desejam mais.

As informações são do site ABC News.

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Meu segredo para cancelar é procurar alguém que puna a empresa.
Quando quero cancelar linha do celular, pego o número do protocolo, já sabendo que a atendente vai desligar, no meu PC já está a aba do site da Anatel prontinha para receber a reclamação, no dia seguinte são eles que me ligam para que eu consiga cancelar a linha.
Problema com o banco já vou abrindo reclamação no banco central o chamado bacen, a mesma coisa eles que me procuram no dia seguinte para solucionar o problema, estes são mais arrogantes até tentam te intimitar.
- Foi você que abriu reclamação!
- Isso! Eu mesmo.
- Fique sabendo que sou eu que cuido dessa área!
- Que bom, então vamos lá resolver a questão.
Se é cartório, só mencionar corregedoria que eles resolvem as coisas rapidinho.
E por aí vai...

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