Google tornará desenvolvimento do Android privado
Atualmente, a empresa mantém o repositório público Android Open Source Project (AOSP) — que inclui o sistema operacional base, a interface padrão e algumas aplicações essenciais, servindo como base para personalizações de outras fabricantes — e um repositório interno, restrito à empresa e a outras companhias licenciadas, como Samsung e Motorola — que contém novos recursos antes de serem disponibilizados ao público, além de serviços e aplicativos proprietários do Google.
Isso gera descompassos entre as funcionalidades do sistema, exigindo um esforço adicional para mesclar as alterações a cada lançamento. Com a mudança, o Google planeja simplificar e agilizar esse processo de desenvolvimento.
No entanto, essa decisão não significa que o Android se tornará um sistema fechado. O Google continuará disponibilizando o código das novas versões, como fará com o Android 16, mas a frequência de publicação do código-fonte de componentes específicos será reduzida.
A mudança terá pouco impacto para usuários comuns e desenvolvedores de aplicativos, e não implicará em atualizações mais rápidas para dispositivos Android.
Informações adicionais: Ars Technica