Google pode ter participação abaixo de 50% no mercado de anúncios de busca nos EUA em 2025, segundo analistas
Esse declínio pode ser impulsionado pela crescente concorrência de startups de IA e do TikTok, que recentemente começou a permitir que marcas direcionem anúncios com base nas pesquisas dos usuários, representando um desafio direto ao principal negócio do Google.
A startup de IA Perplexity, que atualmente gera receita com uma assinatura mensal de 20 dólares, também planeja introduzir anúncios em suas respostas geradas por IA ainda este mês.
Além disso, a Amazon continua ganhando espaço nesse mercado. Com muitos consumidores iniciando suas buscas por produtos na plataforma, a empresa deverá alcançar uma participação de mercado de 22,3% este ano, com um crescimento de 17,6%, em comparação com a participação de 50,5% do Google e seu crescimento de 7,6%.
A receita de anúncios do TikTok nos EUA pode crescer 38,1% este ano, embora a plataforma detenha apenas 3,4% do mercado de anúncios digitais no país. A empresa revela que o volume global de buscas diárias no aplicativo ultrapassa três bilhões, com 23% dos usuários realizando uma busca nos primeiros trinta segundos após abrir o app.