Executando verificação de segurança...
2

Google Play disponibilizou mais de 200 aplicativos maliciosos, com quase 8 milhões de downloads, ao longo de um ano, segundo relatório

Os dados foram coletados entre junho de 2023 e abril de 2024. A ameaça mais prevalente é o Joker, que representa 38,2% dos casos, sendo responsável por roubar informações e sequestrar mensagens SMS para inscrever vítimas em serviços premium.

Embora o Google tenha mecanismos de segurança para detectar aplicativos maliciosos, os agentes de ameaças utilizam métodos como o “versioning”, que permite a entrega de malware por meio de atualizações ou de servidores controlados pelos invasores.

Cerca de metade dos aplicativos maliciosos detectados foi publicada em categorias como ferramentas, personalização, fotografia, produtividade e estilo de vida. Os países mais afetados por malware móvel no último ano foram a Índia (28%) e os EUA (27%), seguidos por Canadá (15%), África do Sul (6%) e Holanda (5%), enquanto o Brasil apresentou um índice de 3%.

Uma empresa de segurança norte-americana reporta que malwares para dispositivos móveis estão alvejando principalmente o setor educacional, que registrou um aumento de 136,8% nas transações bloqueadas. O setor de serviços teve um crescimento de 40,9%, e os setores de produtos químicos e mineração aumentaram em 24%.

Recomenda-se que os usuários leiam as avaliações de outros usuários na loja de aplicativos, verifiquem o editor do aplicativo e analisem as permissões solicitadas durante a instalação, interrompendo o processo se as permissões não forem adequadas à funcionalidade do aplicativo.

Carregando publicação patrocinada...