Executando verificação de segurança...
1

Google estaria manipulando consultas em buscas para gerar resultados mais alinhados com anúncios

Um slide interno, obtido durante a investigação antitruste contra a empresa nos EUA, expôs uma revisão do algoritmo de buscas chamado de “correspondência semântica”. Por exemplo, uma busca por “roupas infantis” é convertida internamente para “roupas da marca X”, direcionando usuários a resultados comerciais. A prática pode potencialmente prejudicar a qualidade das buscas, mas aumentar os gastos de anunciantes.

Carregando publicação patrocinada...
1

A revelação de que o Google pode estar ajustando seu algoritmo para favorecer anunciantes não é um incidente isolado, mas sim a consolidação de um desvio persistente de sua missão original. No paper inaugural do Google, seus fundadores não apenas advogavam contra a influência comercial, mas também ressaltavam a imperativa necessidade de transparência e de os serviços de busca permanecerem no domínio público.

No entanto, o "correspondência semântica" é apenas mais um marco em uma série de compromissos que parecem esquecer esses princípios. Lembra a queda de Anakin em "Star Wars": Google era o escolhido, mas se perdeu para o lado sombrio.