Executando verificação de segurança...
2

Google anuncia Gemini 2.0 Pro e introduz raciocínio avançado ao modelo

O Google lançou o “Gemini 2.0 Pro Experimental”, disponível nas plataformas Vertex AI e Google AI Studio. A empresa afirma que o modelo se destaca na codificação e no processamento de prompts complexos, oferecendo um nível de compreensão e raciocínio superior em relação às versões anteriores. Eventualmente, ele estará acessível para assinantes do plano Advanced.

O Gemini 2.0 Pro pode integrar ferramentas como a Busca do Google e executar códigos. Sua janela de contexto é de 2 milhões de tokens, permitindo o processamento de aproximadamente 1,5 milhão de palavras em um único prompt. Em termos comparativos, isso equivale ao conteúdo completo dos sete livros da série Harry Potter, ainda restando espaço para cerca de 400.000 palavras adicionais.

Além do novo modelo Pro, o Google também apresentou o “Gemini 2.0 Flash Thinking”, voltado para raciocínio avançado, e o “Gemini 2.0 Flash-Lite”, um modelo otimizado para eficiência de custo e desempenho. Segundo a empresa, o Flash-Lite supera o desempenho do Gemini 1.5 Flash, mantendo o mesmo custo e velocidade de operação.

Carregando publicação patrocinada...
1

Tem um coisa que muita gente não leva em consideração ao falar em programação feita por IA.

Enquanto 2 milhões de tokens pode resolver a questão de ler vários livros, ela pode não servir para programas gigantes.

Tipo o Kernel Linux tem estimado 200 a 300 milhões de tokens.

A primeira versão do Kernel tinha 100.000 tokens. E veja era apenas a versão inicial em uma época que grandes sistemas ainda eram raros.