Google anuncia aquisição de energia da Kairos Power para atender à demanda de seus data centers
A Kairos Power é uma desenvolvedora de reatores nucleares modulares pequenos (SMRs). Michael Terrell, diretor sênior de energia e clima do Google, destaca que a energia nuclear poderá desempenhar um papel fundamental no crescimento sustentável da empresa e no suporte às tecnologias de IA, dada a necessidade de fontes de energia limpa e confiável.
Atualmente, existem apenas três SMRs operando no mundo, sendo que nenhum está localizado nos EUA. O Google considera os SMRs uma alternativa mais econômica para expandir a energia nuclear, com a expectativa de evitar os problemas orçamentários e de cronograma enfrentados por projetos nucleares de grande escala.
O primeiro reator da Kairos Power, denominado Hermes, está em construção em Oak Ridge, Tennessee, e utilizará sal fluorado fundido como refrigerante, ao invés de água, como nos reatores nucleares tradicionais.
A expectativa é que o reator inicie operações até 2030, com a adição de mais reatores até 2035, totalizando 500 megawatts na rede elétrica.
O Google também informou que suas emissões aumentaram quase 50% em relação a 2019, em parte devido ao maior consumo de energia de seus data centers.