Google anuncia “AI Mode” para seu mecanismo de busca
O recurso permite aos usuários fazer perguntas complexas e segmentadas, além de realizar perguntas de acompanhamento para aprofundar a pesquisa. A novidade coloca a empresa em concorrência direta com serviços como Perplexity AI e ChatGPT Search.
O AI Mode utiliza uma versão personalizada do modelo Gemini 2.0, e foi projetado para lidar com consultas que exigem raciocínio avançado, comparações detalhadas e respostas multimodais. Ele pode fornecer análises aprofundadas com links para artigos de referência e permitir que os usuários continuem a pesquisa sem precisar reformular suas perguntas. Além de acessar conteúdo da web, a ferramenta utiliza dados em tempo real do Knowledge Graph do Google, informações sobre o mundo real e até dados de produtos em lojas online.
O Google afirma que a tecnologia prioriza a precisão e busca respaldar suas respostas com fontes confiáveis. Em tópicos sensíveis, como saúde, se não houver confiança suficiente na resposta, o sistema pode exibir apenas links para fontes confiáveis, em vez de gerar uma resposta direta. No entanto, a empresa admite que erros ainda podem ocorrer, como acontece com qualquer tecnologia de IA emergente.
A companhia pretende aprimorar o AI Mode ao longo do tempo, ensinando o modelo a decidir quando incluir links, priorizar imagens ou vídeos e até quando exibir conteúdo gerado por usuários.
A ferramenta está inicialmente disponível para assinantes do Google One AI Premium por meio do Search Labs.