Executando verificação de segurança...
1

Google afirma que seu chip quântico Willow não representa ameaça à criptografia moderna

Segundo a empresa, apesar do Willow conseguir resolver desafios computacionais em cinco minutos que levariam o supercomputador mais rápido do mundo cerca de dez septilhões de anos, ele possui 105 qubits físicos, e seriam necessários aproximadamente 4 milhões de qubits para comprometer sistemas criptográficos, como o RSA, algo que, segundo a empresa, pode demorar pelo menos 10 anos para se tornar viável.

O Google também reforça que o Willow não é um CRQC (Computador Quântico Criptoanaliticamente Relevante). Em 2022, a Casa Branca alertou que computadores com essa capacidade poderiam ameaçar a segurança de comunicações civis e militares, comprometer infraestruturas críticas e enfraquecer protocolos de segurança em transações financeiras realizadas na internet.

Carregando publicação patrocinada...
2

Acho esse negócio de computador quântico uma parada sinistra para caraca, o tanto que a tecnologia tem avançado pra criar umas paradas doidas dessas XD mesmo estudando sobre na faculdade, ainda me parece uma coisa de doido esses qubits, não consegui assimilar bem ainda o conteúdo