Go ultrapassa Node.js como principal linguagem para clientes de APIs, segundo Cloudflare
O relatório “Cloudflare Radar Year in Review”, que compila dados de diversas fontes relacionadas ao uso dos serviços da empresa, indica que Go se tornou a linguagem mais popular para o desenvolvimento de clientes de API, representando 11,8% do total. Esse resultado coloca a linguagem à frente de Node.js, com 10%, e Python, com 9,6%.
A análise destaca que mais da metade do tráfego de internet observado pela Cloudflare está relacionado a APIs. Em 2023, um relatório semelhante indicava o Node.js como líder, com 14,6%, seguido por Go com 8,4% e Java em terceiro lugar, com 7% — o Python estava com 6,8% na época.
Outro destaque do relatório é a análise das tecnologias utilizadas pelos 5.000 principais domínios, classificados com base no tráfego registrado pelo resolvedor de DNS da Cloudflare e avaliados pelo URL Scanner da empresa. Nesse contexto, a AWS domina como provedor de infraestrutura, sendo utilizada por 62,3% dos domínios analisados. O Azure, da Microsoft, aparece com apenas 4,8%, ficando atrás de WP Engine (8,5%) e Vercel (6,1%).
Em relação às linguagens de programação e frameworks utilizados por esses domínios, PHP lidera amplamente com 48,1%, devido ao seu uso no popular sistema de gerenciamento de conteúdo WordPress. Em seguida, aparecem Node.js, com 27,9%, e Java, com 16,8%.