Gemini Code Assist é liberado para todos os usuários
O Gemini Code Assist, ferramenta de assistência à programação baseada em IA, agora está disponível em um preview público. Inicialmente voltado para empresas, o serviço passa a ser acessível a programadores iniciantes, estudantes, freelancers e startups.
O Google destaca que a ferramenta oferece um limite significativamente maior de sugestões de código em comparação com o GitHub Copilot. Enquanto a versão gratuita do Copilot permite apenas 2 mil autocompletes por mês, o Gemini Code Assist fornece até 180 mil — 90 vezes mais. Segundo a empresa, esse limite é tão alto que nem mesmo desenvolvedores profissionais o atingiriam.
A ferramenta utiliza o modelo Gemini 2.0 para gerar trechos completos de código, sugerir complementos em tempo real e oferecer suporte por meio de um chatbot. Ela pode ser integrada ao VS Code, GitHub e aos ambientes de desenvolvimento da JetBrains, suportando todas as linguagens de programação de domínio público e 38 idiomas, incluindo português. Além disso, é capaz de processar até 128 mil tokens em sua janela de contexto, permitindo interações com trechos extensos de código.
Funcionalidades avançadas como métricas de produtividade, integração com serviços do Google Cloud e personalização de respostas com dados privados da empresa exigem uma assinatura Standard ou Enterprise.