Taxa de download de aplicativos móveis diminuiu 2,3% em 2024
Os consumidores gastaram 127 bilhões de dólares em aplicativos e jogos móveis na App Store e no Google Play em 2024, um crescimento de 15,7% em relação ao ano anterior, segundo um relatório. Apesar disso, os downloads globais de aplicativos caíram 2,3%, totalizando quase 110 bilhões. A maturidade da economia de aplicativos tem levado ao foco na geração de receita a partir de assinaturas em aplicativos já populares, em vez de incentivar novos downloads ou compras avulsas.
Do total de downloads, 28,3 bilhões ocorreram no iOS, um recuo de 1,1% em relação a 2023, enquanto os downloads no Google Play caíram 2,6%, atingindo 81,4 bilhões. Parte dessa redução está ligada à repressão do Google contra spam e aplicativos de baixa qualidade, resultando em uma queda de 60% no lançamento de novos aplicativos na plataforma.
Entre os destaques, o Instagram foi o aplicativo mais baixado em 2024, com quase 640 milhões de instalações, além de liderar as buscas nos EUA. Em gastos do consumidor, a App Store foi responsável por 91,6 bilhões de dólares, uma alta de 24% em relação ao ano anterior. Já o Google Play registrou um declínio de 1,5%, totalizando 35,7 bilhões de dólares.
O TikTok liderou os gastos globais dos consumidores, com aproximadamente 2,5 bilhões de dólares gerados em iOS e Android, desconsiderando as lojas de aplicativos da China. Nos EUA, o TikTok também liderou, arrecadando quase 1,3 bilhão de dólares.
O Brasil se destacou como o mercado de maior crescimento em 2024, com um aumento de 73% nos gastos dos consumidores em comparação ao ano anterior.