Fork do Visual Studio Code permite desenvolver aplicativos em poucos minutos
O “Cursor” é uma ferramenta de programação que utiliza modelos como Claude 3.5 Sonnet e GPT-4, e, diferentemente de soluções como o GitHub Copilot, ele é capaz de realizar grande parte do trabalho, transformando uma ideia simples em código funcional em poucos minutos. Profissionais de empresas renomadas, como Perplexity, Midjourney e OpenAI, estão entre os 30 mil clientes que já pagam pelo serviço.
Operando por meio de uma interface de chat, a plataforma permite que iniciantes na programação consigam colocar um aplicativo em funcionamento rapidamente, com a possibilidade de continuar desenvolvendo e adicionando novos recursos. Além disso, o sistema possui um recurso de autocompletar mais rápido.
A startup, fundada em 2022, já arrecadou mais de 400 milhões de dólares e trabalha com diversos modelos de IA, incluindo os da Anthropic e da OpenAI. Embora atualmente seja possível solicitar que um chatbot crie um aplicativo, o diferencial do Cursor é sua integração direta com o editor de código, o que permite realizar modificações ou resolver problemas rapidamente.
O CEO, Michael Truell, descreve o Cursor como "Google Docs para programadores", um editor de código simples, integrado com modelos de IA que podem escrever, prever e manipular código a partir de um simples comando de texto. Truell afirma que o objetivo é automatizar 95% do trabalho de um engenheiro de software, permitindo que os profissionais se concentrem nos aspectos criativos da programação e "desenvolvam sistemas muito mais complexos do que os construídos por equipes profissionais atualmente".
O Cursor oferece um plano gratuito com recursos suficientes para criar código básico, além de um plano Pro com um custo mensal de 20 dólares.