Fontes internas relatam que Intel perdeu contrato com a Sony em 2022 para fabricar chip do Playstation 6
O acontecido representou um revés significativo nos esforços da empresa para expandir seu negócio recém-criado de fabricação sob contrato, cuja atração de novos clientes tem enfrentado dificuldades.
A Intel competiu com a AMD no processo de licitação para fornecer o design do chip do console, enquanto a TSMC seria a fabricante contratada, potencializando uma receita de bilhões de dólares e a produção mensal de milhares de wafers de silício. Intel e AMD foram as finalistas no processo de seleção.
Tradicionalmente, os consoles da Sony vendem mais de 100 milhões de unidades em um ciclo de cinco anos. Embora o mercado de consoles ofereça margens de lucro menores em comparação a produtos como chips de IA, para uma empresa de design de chips, ele ainda representa uma fonte estável de receita, além de possibilitar a reutilização de tecnologias existentes.
As negociações emperraram devido a divergências sobre a margem de lucro que a Intel obteria por chip vendido à Sony, além da possível incompatibilidade de jogos das gerações anteriores caso houvesse uma transição da AMD — atual fornecedora dos chips de hardware da Sony — para a Intel, uma característica recorrente nos consoles da Sony.
As discussões entre as empresas se estenderam por meses em 2022, com participação direta dos CEOs e de dezenas de engenheiros e executivos.
Caso a Intel tivesse conquistado o contrato para o PlayStation 6, isso representaria uma demanda estável por mais de cinco anos, com projeções internas estimando receitas de até 30 bilhões de dólares.