Executando verificação de segurança...
6

Fones com cancelamento de ruído podem causar transtorno auditivo, segundo especialistas

Audiologistas e outros especialistas estão analisando se o uso prolongado de fones de ouvido com cancelamento de ruído pode contribuir para o desenvolvimento do transtorno do processamento auditivo (APD, na sigla em inglês), uma condição neurológica que compromete a capacidade do cérebro de interpretar sons e palavras faladas. No Reino Unido, departamentos de audiologia relatam um aumento no número de jovens encaminhados por médicos com queixas auditivas. No entanto, ao serem testados, esses pacientes apresentam audição normal, mas dificuldades para processar sons.

O APD é mais comum em pessoas neurodivergentes, indivíduos que sofreram lesões cerebrais ou tiveram infecções no ouvido médio na infância. No entanto, o crescimento no número de diagnósticos levou especialistas a questionar se fatores externos, como os fones com cancelamento de ruído, podem estar influenciando essa tendência. Segundo uma chefe clínica de audiologia, é essencial que o cérebro seja exposto a uma variedade de sons para aprender a filtrar o que é relevante.

Embora esses fones tragam benefícios para a saúde auditiva a longo prazo, protegendo os ouvidos contra sons de alta frequência e ruídos intensos, a vice-presidente da Academia Britânica de Audiologia alerta que bloquear sons cotidianos, como buzinas de carros, pode levar o cérebro a “esquecer” como distinguir esses estímulos, criando um “ambiente artificial” onde o usuário só escuta o que deseja.

Atualmente, é comum ver pessoas utilizando fones enquanto caminham na rua ou assistindo a vídeos com legendas mesmo sem necessidade. Uma pesquisa da YouGov indica que 61% dos jovens entre 18 e 24 anos preferem assistir TV com legendas ativadas.

Para mitigar possíveis impactos, especialistas recomendam reduzir o tempo de uso dos fones, ativar o modo de transparência para permitir a entrada de som ambiente e optar por modelos que não bloqueiem completamente os ouvidos.

No entanto, mais pesquisas são necessárias para compreender melhor os efeitos do uso prolongado desses dispositivos, considerando a complexidade de variáveis como o tipo de cancelamento de ruído, o ambiente sonoro, a duração do uso e a idade dos usuários.

Carregando publicação patrocinada...
1

Que minha esposa não ouça isso: venho utilizando um fone desses intra-ouricular da Lenovo* e já percebo não entendê-la muitas vezes (rsrsrs).

Meu hábito de uso é nunca usar os dois ao mesmo tempo...

Também notei que não é saudável utilizá-lo à noite antes de dormir por 2 motivos:

  • adormecer com ele
  • não ouvir ou perceber os sons fora de casa (na rua ou no quintal) e ir ver o que está rolando (ou seja, compromete a segurança)

* LP 75... super recomendo na AliExpress na faixa dos $70 pilas, ótimos graves, duração da bateria e gancho com as funções de (1) pendurar no orelha para melhor fixação na academia/corridas e (2) pendurar na gola da camiseta qd o tiramos da orelha para conversar com alguém e estamos e sem a case rsrs