Executando verificação de segurança...
4

Fim do trabalho remoto / Stack Overflow esvaziando / CGI alerta STF

Para CEO da OpenAI, trabalho remoto é “um dos maiores equívocos do setor de tecnologia”: Sam Altman argumenta não existir ainda uma tecnologia que substitua a presença – especialmente em startups – decretando “o experimento (com o trabalho remoto) acabou”. O sentimento tem crescido entre CEOs de diversas empresas, não apenas na área de tecnologia. As informações são da Fortune.

Visitas ao Stack Overflow caíram 14% em março: desde janeiro de 2022, o tráfego ao site tem caído em média 6% ao mês, possível efeito do uso de IAs geradoras de código cada vez maior entre desenvolvedores – as visitas à página de inscrição do Copilot mais do que triplicaram entre fevereiro e março deste ano. As informações são do blog da Similarweb.

Comitê Gestor da Internet solta nota pública alertando o STF a não modificar o Marco Civil da Internet: o tribunal voltará a avaliar em breve ações discutindo a constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/14) e a responsabilidade das plataformas online sobre o conteúdo postado por seus usuários. As informações são do site Convergência Digital.

Fortnite torna-se oficialmente e-sport olímpico: o jogo participará da ‘Semana Esports Olímpicos’ inaugural em Singapura em junho deste ano, na categoria de tiro esportivo. Outras nove competições virtuais acontecerão no evento, como automobilismo (com o jogo Gran Turismo) e dança (Just Dance). As informações são do site Engadget.

Bélgica legaliza hacking ético mesmo quando não há consentimento da parte invadida: a autorização depende do cumprimento de algumas condições como não ter a intenção de causar danos, não solicitar pagamento para revelação de vulnerabilidades, limitar o escopo da invasão para o estritamente necessário e não divulgar informações ao público. As informações são da Universidade Católica de Leuven.

Mineração de cripto nos EUA ultrapassa consumo de energia de todos os PCs no país: a estimativa para 2022 varia entre 30 e 60 bilhões de kWh – no limite superior, ficaria acima do gasto energético de todas as TVs ou de toda a iluminação nacional. As informações são do site PC Gamer.

Python 3.12 é lançado com melhorias em velocidade e eficiência: a nova versão reduz o uso de memória, torna o interpretador mais rápido e otimiza o processo de compilação. A atualização também prepara o terreno para uma melhor utilização de vários núcleos de processamento com menores efeitos detrimentais. As informações são do site InfoWorld.

Carregando publicação patrocinada...
2

A política rígida do StackOverFlow sempre me incomodou, o fato das perguntas terem de ser não-opinativas, e o fato do site impedir de postar caso você não esteja tendo um rendimento bom, infelizmente, ainda é um lugar com ótimos devs, mas tá bem saturado já, e pode ser que esse seja um segundo motivo.

2

Sem entrar no mérito de ser "bom" ou "ruim", foi essa política rígida que tornou o Stack Overflow a referência que é hoje. Muita coisa boa que tem lá (em especial o conteúdo antigo) é fruto dessa rigidez. É o preço que se paga pela qualidade (aliás, sabemos muito bem o que acontece quando não há preocupação com a qualidade: vira um Yahoo Respostas).

Vale lembrar que o objetivo original do Stack Overflow (segundo os próprios fundadores) era criar um repositório de conhecimento sobre programação, com soluções objetivas para problemas específicos (daí a regra de não ser opinativo, e a principal, de priorizar qualidade em vez de quantidade). Claro que muita coisa podia ter sido feita de forma diferente, mas enfim, no geral acho que o resultado foi satisfatório.

E concordo que o site saturou. Praticamente todas as perguntas básicas e intermediárias (e muitas das avançadas) já foram feitas, e o que sobrou é só o help-desk (ajuda individual do tipo "debuguem meu código"). Apesar disso ir contra o objetivo original, a empresa tem feito vista grossa pra manter os acessos e não espantar os usuários novos. Em outras palavras, a quantidade passou a ser mais importante do que a qualidade (o que ironicamente espantou muitos usuários veteranos - justamente aqueles que produziram o conteúdo de qualidade que tornou o site o que é).

1

entendo esse ponto das perguntas, mas a política do rendimento dos post é algo que realmente eu acho mal projetado, pois se suas perguntas não são respondidas tem chance disso acontecer, e ás vezes a gente comete erros em perguntas, por isso acho que pela rigidez das regras do site a tolerância deveria ser maior do que é

1

Com certeza, para ganhar alguma coisa, tem que perder outra. Se o StackOverflow liberasse perguntas opinativas, teriam perguntas com 20, 30 páginas de respostas, ao invés da resposta procurada pela maioria das pessoas estarem entre as primeiras. Eles escolheram fazer com que o sistema fosse objetivo, com respostas certas e erradas, diferente de um fórum ou uma conversa.

Eu sinto falta de fazer perguntas opinativas, mas entendo que o StackOverflow não é o lugar para isso.

Ainda tem perguntas "novas" sendo feitas, mas em nichos, como em um framework ou biblioteca mais específico ou quando é lançado uma nova versão que muda várias características da linguagem/framework/biblioteca. O que é bom, pois significa que a maioria das pessoas pode só consultar, ao invés de fazer a mesma pergunta milhares de vezes.

1

a maioria das pessoas pode só consultar, ao invés de fazer a mesma pergunta milhares de vezes

Isso! Esse é outro ponto que muita gente não entende, e até reclama quando fecham uma pergunta por ser duplicada (pois não percebem que isso é feito para ajudar na indexação, o que consequentemente ajuda futuros visitantes a encontrar mais facilmente aquela informação).

Em vez de ter a mesma coisa respondida em trocentos lugares (com diferentes níveis de qualidade, inclusive), optou-se por ter tudo concentrado em um lugar só. Assim quem vai consultar já tem todas as informações juntas, em vez de ter que consultar vários links.

De fato, o formato do Stack Overflow não favorece discussões opinativas. Mas tudo bem, pra isso existem outros sites, e a internet tem espaço pra todos.

2

Sobre a questão do -fim do trabalho remoto-, eu fico bastante triste e preocupado. Porque eu tenho autismo, isso me ajudou muitas vezes e atrapalhou outras tantas. Estar em um ambiente com rotina, organizado e silencioso é o meu reino; e por vezes a maioria das empresas não possuem este reino.

1

Se até o Stack Overflow está sendo substituído por IA, quem sou eu, um simples dev, na fila do pão? Acho que vou aprender a dirigir colheitadeira, ou instalar painés solares antes que seja tarde 😅

Brincadeiras à parte, é interessante ver esse movimento tão forte de adoção do copilot.

1

Na real, o chat GPT só afastou os preguiçosos do Stackoverflow.

Doi ouvir, mas o que penso é que o que ensina é o ato de tentar aprender, e não de pegar a resposta pronta.

Você tem problemas simples, encontra as respostas prontas. Na medida que o problema dificulta, você se obriga a buscar mais, e até o ato de PERGUNTAR (por mais que seja duplicado) te faz aprender.

Sabe aquela resposta chata que todos ja ouviram no SO: "CREATE A Minimum reproducible example"? Ela te faz repensar o problema. Inumeras foram as vezes que fui recriar o exemplo e descobri meu erro.

O problema é que é mais fácil colar mil linhas de codigo e escrever: "me ajude, meu código não funciona".

Sou usuário do SO há uns 8 anos, e eu voto mesmo pra fechar pergunta de gente preguiçosa. Assim como eu perco 1 hora do meu dia respondendo uma só pergunta boa. Todo santo dia.

0

O problema do Stack Overflow, além da questão da IA. Que literalmente roubou o conteúdo deles e nã créditos nem nada.

São so deves babacas que tem lá. Ta cheio de babaca lá!
Pensam ter o rei na barriga.

Agora vão ter o rei na barriga só pra si mesmos

0
0