FBI prende hacker responsável por manipular preço do Bitcoin por meio de uma postagem falsa
Em janeiro, o indivíduo publicou uma mensagem no X utilizando a conta da Securities and Exchange Commission (SEC), em nome do presidente Gary Gensler, alegando que ETFs de Bitcoin haviam sido aprovados. A notícia falsa fez com que o valor da moeda digital subisse temporariamente mais de 1.000 dólares.
Para realizar o ataque, o hacker teria enganado a AT&T, operadora de telefonia móvel, obtendo um chip SIM associado ao número de telefone da vítima e o instalou em um novo iPhone adquirido por ele. Com isso, ele conseguiu acesso à conta da SEC por meio de códigos de autenticação enviados para o número de telefone. Após a invasão, o hacker devolveu o iPhone à loja da Apple onde havia comprado o aparelho.
Os investigadores também descobriram pesquisas suspeitas no computador do acusado, incluindo termos como "hackear SECGOV", "telegram sim swap", "como saber se estou sendo investigado pelo FBI" e "quais são os sinais de que você está sendo investigado pela polícia ou pelo FBI, mesmo sem ter sido contatado".