Executando verificação de segurança...
1

FBI desativa esquema que utilizava músicas geradas por IA para arrecadar até 12 milhões de dólares em royalties

O responsável criou centenas de milhares de músicas falsas, atribuídas a bandas inexistentes, utilizando bots para transmitir essas faixas em plataformas como Spotify, Apple Music e Amazon Music, acumulando royalties de forma ilícita. O FBI afirma que este é o primeiro caso criminal nos EUA relacionado à manipulação artificial de streams musicais.

O esquema envolvia a criação de milhares de contas falsas de streaming com e-mails comprados, com um software personalizado reproduzindo as músicas geradas por IA em loop a partir de múltiplos computadores, simulando ouvintes de diferentes locais. Para evitar a detecção, o número de streams era distribuído entre várias músicas falsas, garantindo que nenhuma faixa fosse reproduzida várias vezes. Além disso, nomes de artistas e faixas eram gerados para se misturar aos nomes excêntricos de artistas reais.

Estima-se que o indivíduo conseguia realizar mais de 660 mil transmissões por dia, potencialmente gerando 3,3 mil dólares por dia e até 1,2 milhão por ano. Desde 2019, o esquema teria alcançado 4 bilhões de streams, resultando em 12 milhões de dólares em royalties.

Carregando publicação patrocinada...