Extensões supostamente maliciosas com mais de 9 milhões de downloads são removidas do VS Code
A Microsoft removeu as extensões “Material Theme – Free” e “Material Theme Icons – Free”, desenvolvidas por Mattia Astorino (conhecido como “equinusocio”), após relatos de possível código malicioso. As extensões foram automaticamente desativadas nos ambientes dos usuários, e todos os projetos do desenvolvedor foram retirados do Visual Studio Marketplace, totalizando mais de 13 milhões de instalações.
Pesquisadores reportaram à Microsoft a presença de código suspeito nas extensões, o que levou a uma análise interna da empresa que confirmou as suspeitas. Eles acreditam que o código malicioso tenha sido introduzido por meio de uma atualização, possivelmente devido a um ataque à cadeia de suprimentos, envolvendo uma dependência comprometida, ou ao comprometimento da conta do desenvolvedor.
Outro fator que levantou preocupações foi o fato de que temas do VS Code normalmente consistem apenas em arquivos JSON estáticos, sem necessidade de executar código. No entanto, as extensões continham códigos JavaScript fortemente ofuscados, um alerta em softwares open-source, com trechos que faziam referência a nomes de usuário e senhas. Devido à ofuscação, não foi possível determinar exatamente como essas informações estavam sendo utilizadas.
Em resposta, Astorino nega qualquer intenção maliciosa, alegando que o código em questão estava relacionado a uma dependência antiga do Sanity.io, utilizada desde 2016 para exibir notas de versão dentro do VS Code. Ele também afirma que a Microsoft não entrou em contato antes de remover suas extensões, e justifica a ofuscação dos códigos JavaScript como uma medida para tornar a extensão de código fechado, garantindo que sua remoção não afetaria o funcionamento dos temas.
Enquanto a situação não é esclarecida, recomenda-se remover as seguintes extensões do VS Code:
- equinusocio.moxer-theme
- equinusocio.vsc-material-theme
- equinusocio.vsc-material-theme-icons
- equinusocio.vsc-community-material-theme
- equinusocio.moxer-icons