Exigir trabalho presencial cinco dias por semana para fortalecer cultura organizacional é um mito, segundo relatório da PwC
Em uma pesquisa realizada com mais de 20 mil líderes empresariais, diretores de recursos humanos e colaboradores, os trabalhadores híbridos relatam sentir-se mais incluídos e produtivos do que aqueles que atuam presencialmente em tempo integral.
Segundo os dados, 75% dos trabalhadores híbridos afirmam sentir um forte senso de pertencimento à empresa, em comparação com 74% dos colaboradores totalmente presenciais e 68% dos remotos. Além disso, 74% dos trabalhadores híbridos relatam estar engajados, enquanto o número cai para 72% entre os presenciais e para 63% entre os remotos.
O estudo também revela que 90% dos funcionários híbridos acreditam que a cultura da empresa promove comunidade, colaboração, inclusão e fortalecimento.
O relatório alerta que, ao exigir presença física cinco dias por semana, os líderes muitas vezes negligenciam atividades de engajamento, como eventos sociais ou happy hours.
Especialistas destacam que a flexibilidade de ir ao escritório apenas alguns dias permite aos trabalhadores aproveitar melhor esses momentos e otimizar a colaboração.