Executando verificação de segurança...
1

Estudo aponta aumento de 2,5 pontos no QI de crianças que jogam videogames

Pesquisadores analisaram os hábitos de uso de telas de aproximadamente 9,8 mil crianças norte-americanas, com idades entre 9 e 10 anos. Em média, os participantes relataram passar 2,5 horas diárias assistindo TV ou vídeos online, 1 hora jogando videogames e meia hora interagindo nas redes sociais.

Após dois anos, os dados de mais de 5 mil dessas crianças foram reavaliados, revelando que aquelas que dedicaram mais tempo do que a média aos videogames apresentaram um aumento de 2,5 pontos no QI, acima do crescimento médio esperado para o período.

Esse aumento foi medido com base no desempenho em tarefas envolvendo compreensão de leitura, processamento visual-espacial e testes de memória, pensamento flexível e autocontrole. Por outro lado, assistir TV e utilizar redes sociais não demonstraram efeitos significativos, positivos ou negativos, sobre a inteligência.

O estudo reforça a ideia de que a inteligência não é uma característica fixa e inalterável, mas pode ser influenciada por fatores externos. Além disso, os resultados desafiam a percepção de que o tempo de tela prejudica habilidades cognitivas, sugerindo que jogar videogames pode, de fato, contribuir para o desenvolvimento intelectual.

Carregando publicação patrocinada...
4

Não sei se já existe, mas poderiam fazer um teste de QI em crianças que jogam xadrez desde pequenas, se jogando jogos eletrônicos que na maioria das vezes não requer um grande esforço intelectual já tem um aumento de 2.5 pontos, as que jogam xadrez o aumento deve ser de no mínimo uns 10 pontos.

2

Taí uma notícia massa.

Muitos de nós aqui provavelmente já escutaram muito a frase "menino(a), sai desse videogame e vai brincar na rua" ahaahhahahah

Por mais pesquisas como essas, que desmistificam essa cultura de que isso faz mal :)

2

Ai está um ponto importante, a média de tempo diária é baixa se comparada ao as crianças querem jogar. 2.5 horas diárias é um tempo até bom, mas se passar 8hs jogando acho que não vai aumentar o QI, talvez o contrário.

Tudo tem de ser regulado

1

O problema é quando isso traz ao vicio. Assim como qualquer outro. Ele destroi casamentos em caso de pessoas adultas, impede o convivio social saudavel, deficulta o relacionamento entre pais e filhos. Minha filha não gosta de jogos eletronicos, muito pelo contrário, ela adora jogos de contato manual, brinquedos de montar ou desenhar. Nós viajamos muito com ela e não temos o problema de criança que quer ficar no hotel fechado no game, pelo contrário, por ela passamos o dia todo ao ar livre, praia, montanha, neve, seja o que for o destino.