Executando verificação de segurança...
6

Equipe de desenvolvimento do navegador de código aberto LadyBird adota Swift como principal tecnologia do projeto

Após avaliar várias alternativas para substituir o C++, o Swift se destacou especialmente devido à introdução de recursos como segurança de memória e proteção contra corridas de dados (data race) a partir da versão 6, características essenciais para a estabilidade de sistemas complexos.

Além disso, o suporte robusto à orientação a objetos do Swift também foi um fator determinante, especialmente para modelar as especificações da web e os componentes internos de um navegador.

Outro ponto positivo é a crescente interoperabilidade da Swift com C++, permitindo uma adoção gradual da nova linguagem sem a necessidade de reescrever todo o código existente.

No entanto, a equipe ainda não começou a utilizar o Swift, devido à versão atual do compilador Clang ser incompatível com o código C++ do projeto, mas a adoção está planejada para começar assim que a versão 6 do Swift sair da fase beta.

Carregando publicação patrocinada...
2

Swift é uma linguagem incrível que merecia ter mais atenção da comunidade open source. É uma das poucas que realmente tem uma interoperabilidade decente com c++.

Seus defeitos porém ainda são gritantes pra mim. A toolchain é gigantesca, os binários são enormes (fora do ambiente apple) mesmo sendo dinâmicos e o tempo de compilação não é dos melhores. Duvido que seja de interesse da apple melhorar esses aspectos já que impactam mais outras plataformas. Porém, sonho um dia em ver esses problemas resolvidos. A linguagem tem apenas 10 anos. Ainda há tempo de melhora-la.

0

Acho um grande erro. Rust tem um potencial muito maior, com muitos defeitos também, mas por estar sendo utilizado pelo kernel do Linux, o governo dos EUA insistirem pesadamente em refatorar C para Rust e estarem dispostos a investir em algo que foi criado pela comunidade chama muito mais a atenção que usar algo criado pela Apple

1

Investir em um não significa abandonar o outro. Principalmente quando os dois projetos tem propósitos diferentes. E que podem, aliás, serem utilizadas em conjunto no mesmo projeto compartilhando a mesma abi. Não é por que Rust é uma boa linguagem que tudo deveria ser escrito nela.