Energia consumida por data centers pode ser reduzida em até 50% com perfis de energia integrados ao sistema operacional, segundo artigo
De acordo com o Uptime Institute, habilitar controladores e perfis de energia no nível do sistema operacional pode resultar em uma economia de 25% a 50% no consumo energético. Quando aplicado a um data center inteiro, a economia é ainda mais expressiva.
Além disso, a ativação dos estados de C do processador — responsáveis por desligar partes do chip durante períodos de inatividade — pode diminuir o consumo de energia nesses momentos em quase 20%.
Esses recursos geralmente estão desativados por padrão nas plataformas de servidores atuais devido a preocupações com instabilidade de desempenho e aumento de latência.
No entanto, um analista do Uptime destaca que, fora de cargas de trabalho sensíveis à latência, como computação técnica, transações financeiras, análises de alta velocidade e sistemas operacionais em tempo real, a ativação desses mecanismos tem pouco ou nenhum impacto no desempenho, ao mesmo tempo em que oferece grandes economias de energia.