Empresa de marketing coleta dados de voz de usuários pelo microfone do celular
A tecnologia de “active listening”, desenvolvida pela própria Cox Media Group, emprega inteligência artificial para processar os dados de voz coletados e fornecê-los a anunciantes, que os utilizam para direcionar anúncios a consumidores dentro de áreas geográficas específicas.
Em uma representação de vendas, a companhia explicou como coleta e analisa dados de voz de mais de 470 fontes, combinando essas informações com dados comportamentais para identificar e atingir “consumidores prontos para comprar” em um raio de até 32 quilômetros.
Os serviços oferecidos pela CMG eram comercializados a preços que variavam de 100 dólares por dia para um raio de 16 quilômetros a 200 dólares por dia para um raio de 32 quilômetros.
A empresa também alegava ter parcerias de longa data com grandes nomes da tecnologia, como Google, Amazon Advertising e Facebook. No entanto, a Amazon informa que seu setor de publicidade “nunca trabalhou com a CMG”, enquanto o Google removeu a empresa do seu programa de parcerias. Em paralelo, a Meta iniciou uma revisão para investigar possíveis violações dos seus termos de serviço
Especula-se que grandes empresas de tecnologia possam estar utilizando parceiros terceirizados como a CMG para coletar dados de usuários de maneiras que infringem as diretrizes estabelecidas. Um exemplo disso seria o Instagram, que, supostamente, estaria exibindo anúncios relacionados a palavras específicas mencionadas por usuários, mesmo que essas palavras não tenham sido pesquisadas previamente.