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Empresa anuncia alternativa ao site Have I Been Pwned

O DataBreach foi criado pela Atlas Privacy, especializada em auxiliar consumidores a remover informações pessoais de corretores de dados e sites de busca de pessoas. A ferramenta permite que os usuários consultem uma variedade de dados além do e-mail, como nome completo, nome de usuário, endereço físico, número de telefone e endereço IP, com previsão de expansão para novas categorias ao longo do tempo.

O DataBreach já possui uma base de mais de 17,5 bilhões de registros, coletados de diversas bases de dados expostas na internet, incluindo fóruns de cibercriminosos. Para garantir a privacidade, a ferramenta não armazena dados inseridos pelo usuário; em vez disso, utiliza um hash, ou “impressão digital” das informações, gerado nos servidores da Atlas. A comparação com a base de dados ocorre diretamente no dispositivo do usuário, seja computador ou celular, segundo um engenheiro de software da empresa. Caso haja uma correspondência, o DataBreach alerta o usuário, detalhando o vazamento específico, um resumo do incidente e as categorias de informações pessoais envolvidas, em um formato similar ao Have I Been Pwned.

Diferente do modelo do DataBreach, o CEO do Have I Been Pwned, Troy Hunt, afirma que sua plataforma não inclui essa variedade de dados por priorizar acessibilidade a uma base global de usuários. Ele destaca que, embora dados como números de telefone e de Seguro Social sejam relevantes em determinados contextos — como para usuários dos EUA — os endereços de e-mail são mais úteis em vazamentos pela sua alta recorrência, atuando como uma “chave primária” para a identidade digital. Hunt também ressalta que, embora serviços de remoção de dados possam ajudar a limpar informações na internet aberta, não têm autoridade para obrigar criminosos a retirar conteúdos de fóruns clandestinos.

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