Elon Musk oferece 97,4 bilhões de dólares para adquirir OpenAI
Elon Musk apresentou uma proposta de 97,4 bilhões de dólares para a aquisição da OpenAI, que teria sido entregue ao conselho da empresa na manhã desta segunda-feira. A oferta conta com o apoio de sua própria empresa de IA, a xAI, além de fundos de capital de risco como a Valor Equity Partners.
Musk, que foi um dos fundadores da OpenAI em 2015, mas deixou a organização em 2019, afirma que sua proposta tem como objetivo resgatar a missão original da empresa, acusando-a de ter abandonado seu compromisso com segurança e transparência no desenvolvimento de IA. Ele já move um processo contra a OpenAI por essa suposta mudança de direção e defende que a organização deve voltar a priorizar segurança e código aberto, como fazia no passado.
A proposta também pode complicar os planos da OpenAI de se tornar uma empresa lucrativa, já que Musk e sua equipe afirmam que cobririam ou superariam qualquer oferta mais alta apresentada.
No entanto, pouco após o anúncio, o CEO da OpenAI, Sam Altman, respondeu com um “Não, obrigado” e, em tom irônico, se ofereceu para comprar o Twitter por 9,74 bilhões de dólares, caso Musk aceitasse.