Elon Musk admite que será necessário substituir hardware de carros da Tesla para compatibilidade com direção totalmente autônoma
Em 2016, a Tesla prometeu, por meio de um post no blog, que todos os seus veículos elétricos estariam equipados com o hardware necessário para atingir a “condução totalmente autônoma”. A ideia era que os proprietários desses carros pudessem, eventualmente, disponibilizá-los como robotáxis quando não estivessem em uso, gerando uma fonte de renda extra. No entanto, a empresa precisou substituir o Hardware (HW) 2.5 pelo HW3, uma versão mais avançada capaz de suportar o sistema Full Self-Driving (FSD).
Agora, Elon Musk afirma que os chips HW3 também precisarão ser substituídos. De acordo com Ashok Elluswamy, chefe de software de piloto automático e IA da Tesla, a empresa está trabalhando em uma versão mais recente do software FSD (v13), projetada para veículos mais novos com HW4, mas também lançará uma versão mais leve compatível com o HW3. O HW4 já está sendo enviado com o Model 3 remodelado, o recém-lançado Model Y redesenhado, e os veículos Model S e X de 2023 em diante.
Em 2018, a Tesla anunciou que ofereceria atualizações gratuitas para o HW3 aos clientes que adquirissem o FSD, cujos preços aumentaram 2 mil dólares para até 15 mil. Apesar de milhões de veículos Tesla já terem o HW3 instalado, apenas os compradores do FSD terão acesso às atualizações prometidas por Musk.